Graduação

Está vendo este smartphone aí do seu lado? Você já parou para pensar na quantidade de dados que ele armazena sobre você? Suas atividades no Facebook, suas mensagens no WhatsApp, as músicas que você ouviu no Spotify, sua localização em tempo real nos últimos dias, meses e anos…

Nunca, na história da humanidade, nós geramos uma quantidade tão grande de dados quanto a que geramos nos últimos tempos. A IBM estima que 90% dos dados do mundo foram gerados nos dois últimos anos.

Pare e pense um pouco nesta informação.

Se juntarmos toda a informação que humanidade produziu desde seu início, começando lá na Mesopotâmia com nossos primeiros registros escritos, passando pelos ensinamento de Buda, a matemática de Euclides e a Mona Lisa, e parando em 31 de dezembro de 2013, tudo isso junto e misturado é só 10% do total de informação que temos atualmente no mundo.

Vivemos na era do big data. Temos muitos dados, mas ainda não sabemos maneiras eficientes de processá-los. Um dos maiores problemas atualmente é encontrar informações úteis neste oceano universo de informações presentes no mundo. E ninguém melhor do que um estatístico para fazer isto.

O profissional formado pelo curso de Estatística da UFRN será capaz de utilizar as ferramentas necessárias para coletar, organizar, analisar e interpretar estes e muitos outros tipos de dados. A Estatística pode ser aplicada em dados de saúde, agricultura, indicadores sociais, linguística e onde mais for necessário realizar análise de informações.

Atualmente, a estrutura do curso é a seguinte:

[table id=1 /]

O Projeto Político Pedagógico do curso pode ser baixado neste link.

Visite o link https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=2000034&lc=pt_BR&nivel=G para obter mais informações a respeito do Curso de Estatística.