Informações Gerais

BEM VINDOS À SEMANA DE ESTATÍSTICA DA UFRN 2015

A Semana de Estatística é um evento incorporado às realizações do Departamento de Estatística (DEST) desde 1983 e vem sendo parte essencial no trabalho de melhoria e transformação da graduação, iniciado há 4 anos e que levou o curso de Estatística a obter 5 ESTRELAS na avaliação do Guia do Estudante 2016, da Editora Abril.

Nesse evento, a participação de professores de outras instituições e profissionais atuando na área da Estatística promove um profícuo intercâmbio permitindo o acesso a métodos estatísticos atualizados. Esse é um aspecto de crucial importância, pois cria um ambiente favorável à interação de nossos alunos de graduação com os pesquisadores/professores convidados e à exposição de resultados de pesquisas que mostram a aplicação de conhecimentos estatísticos. Desde 2012 o evento passou a ser regional, propiciando a interação com profissionais do nordeste, não tendo sido realizado em 2014 em função de termos realizado um evento nacional em Natal, o SINAPE.
A integração entre nossos alunos de graduação e pesquisadores renomados na área de Matemática e Estatística é importante para essa motivação e o evento cria uma oportunidade importante para os alunos de graduação e pós apresentarem seus trabalhos e receberem dos pesquisadores/professores contribuições relevantes para o desenvolvimento de suas pesquisas.

A semana de Estatística 2015 contará com palestras, mesas redondas, mini-cursos, comunicações orais e pôsteres, e, ainda, uma oficina sobre o iSPORTS, com isso buscamos estimular o interesse desses alunos pela Estatística.

Neste ano a Semana de Estatística propõe uma inovação, onde o 2º dia do evento será realizado junto às atividades da CIENTEC direcionadas ao público em geral, através de apresentações feitas no estande da Estatística na CIENTEC com atividades interativas como o jogo de Monty Hall, O Dot PLot, A Tábua de Galton e Estatística no Esporte, entre outros, visando aumentar o interesse do público em geral pela Estatística através da participação direta dos bolsistas PET, Novos Talentos e Tutoria da Graduação de Estatística.